Imigrar para os Estados Unidos

Perguntas sobre vistos Américanos


 

Visto para entrar nos Estados Unidos Perguntas mais comuns


Para obter mais respostas de duvidas sobre o visto,
visite nosso fórum.
La voce vai ter milhares de leitores que tem experiencia em visto Américano prontos para responder.

 

1

Que tipos de visto existem nos EUA?

2 O que preciso fazer para tirar visto de Estudante (F-1)?
3 Estudo nos EUA e tenho visto F-1. Brevemente vou me casar com uma Brasileira que mora no Brasil. Qual é o tipo de visto que ela deve ter?
4 Quando alguém participa da loteria do Green Card, seus dados ficam arquivados e posteriormente, no futuro, quando for fazer uma viagem para os EUA essa pessoa enfrentaria algum tipo de problema?
5 Quais os documentos que devo levar para ter melhores chances de conseguir um visto de turista no consulado?
6 Posso renovar meu visto de turista?
7 Quais os países que não necessitam de visto para entrar nos EUA? Como funciona isso?
8 Quanto tempo devo esperar para pedir um novo visto após ter o primeiro rejeitado?
9 Se meu filho nascer nos EUA, eu posso ficar morando aqui nos Estados Unidos?
10 Como tirar Social Security sendo turista?
11 Tive meu visto negado no consulado. O que fazer?
12 Quais sao as perguntas mais comuns na entrevista do consulado?
13 Quais sao as perguntas mais comuns na chegada do aeroporto?
14 O INS possue algum banco de dados com as entradas de todas as pessoas que alguma vez visitaram os EUA?
15 Por que leva tanto tempo para sair um visto 2A de familia? Seu esposa de um 'permanent resident' e ate agora estou esperando por quase 4 anos. Quanto mais ate eu conseguir meu Green Card. Estou dentro dos EUA. Isso atrapalha?
16 Sou um F-1 estudante aqui nos EUA. Posso aplicar para o Visa Lottery?

Estados UnidosClique aqui para fazer a sua pergunta.

1

Que tipos de visto existem nos EUA?

Leia a página TIPOS DE VISTO , onde você encontrará informações bastante úteis sobre todos os tipos de vistos atualmente disponíveis para estrangeiros nos EUA.
2

O que preciso fazer para tirar Visto de Estudante (F-1)?

A escola onde você se matriculou terá que emitir um documento chamado I-20. Com este documento em mãos, você se dirige ao consulado e solicita o visto F-1. Além disso, você deverá ter passaporte válido assim como terá que comprovar que dispõe de renda suficiente para pagar os estudos.
3

Estudo nos EUA e tenho visto F-1. Brevemente, vou me casar com uma Brasileira que mora no Brasil. Qual é o tipo de visto que ela deve ter?

Após o casamento, sua esposa poderá vir como sua acompanhante, no caso portador de visto de estudante. Você continuará tendo o visto F-1 e ela F-2.
4

Quando alguém participa da loteria do Green Card, os seus dados ficam arquivados de modo que mais tarde, quando ela for fazer uma viagem aos EUA, isto não poderia causar algum tipo de problema?

Não há como afirmar com certeza mas tudo indica que não. Você poderá não ter problemas com a Imigração Américana pelo simples fato de ter participado da loteria do Green Card..

5
Quais são os documentos que terei para ter melhores chances na obtenção de um visto de turista?

Para um visto de turista, eles vão querer primeiro saber se você tem condições financeiras para viajar. Você levará então a passagem de ida-e-volta, seu extrato bancário recente (dia anterior), mostrando um bom saldo bancário ou de poupança, de modo a cubrir um valor de aproximadamente US$100 dólares por dia de estadia nos EUA, contrato/carteira de trabalho, carta do empregador declarando que você está saindo de férias, documento comprovando que você tem propriedades no Brasil (casa, apartamento, terreno, carro), os 3 últimos contra-cheques, cartões de crédito internacionais, seguro de saúde internacional. Se já tiver hotéis pagos aqui nos EUA para garantir a reserva, isso é melhor ainda. E tente mostrar que você irá voltar para o Brasil. Apresente a sua matrícula escolar, carta do empregador da empresa onde você continua empregado, dívidas que estão sendo pagas em dia e tudo o mais que você é capaz de imaginar. Quanto mais documentação provando os dois pontos principais ( vai voltar e tem como se sustentar) que você poder arrumar, melhor será para você. Tudo isso irá ajudá-lo (mas não garante) na obtenção do visto.
Outra coisa importante: Se já teve o seu visto negado alguma vez, NÃO OMITA essa informação ao preencher o novo pedido. No caso de omitir, você corre o risco de ter o seu visto negado por não ter dito a verdade.
Você pode tentar evitar a entrevista no consulado fazendo o pedido através de um despachante ou de seu agente de viagens. Mas não há garantia nenhuma que você não passará pela entrevista mas as chances de NÃO passar poderão ser maiores se você optar pelos serviços desses profissionais.

Se voce trabalha sob contrato, um bom documento que mostra que voce continua atendendo teus clientes sao os contratos em andamento.

6
Posso renovar meu visto de turista?

Sim. A renovaçaõ normalmente é a mesma do período inicial (sendo que o normal é de 6 meses).Você terá que enviar o pedido I-539. Leia na página de Formulários, as instruções e envie pelo correio o formulário completo ao posto do INS mais próximo da sua região. Estando na região Oeste dos EUA (Califórnia, Oregon, Washington e outros) você poderá enviar para:
US-INS Wester Service Center
P.O. Box 30040
Laguna Niguel, CA
92607-0040

7
Quais são os países que não necessitam de visto para entrar nos EUA? Como funciona isso?

    O Programa Visa Waiver refere-se a uma situação em particular onde devido a acordos entre os dois países cidadãos de um determinado país não necessitam de visto para entrar como turista nos EUA. A relação de países é a seguinte:
    Os 29 países participantes do Visa Waiver são : Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega,Portugal,San Marino, Singapura, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Uruguay.

    Porém há algumas restrições que são:

  • Você terá que dispor de um passaporte válido de um dos países participantes
  • Terá que ser cidadão (não somente residente) daquele país
  • Poderá ficar nos EUA no máximo 90 dias ou até menos
  • Se estiver vindo via marítima ou por avião, terá que apresentar a passagem de volta, com data marcada por uma companhia aérea que tenha acordo com os EUA. Você terá que se informar com a empresa aérea ou marítima para verificar se ela tem acordo com os EUA para o Visa Waiver Program.
  • Terá que provar que leva dinheiro suficiente para o período de estadia desejado.
Nesta categoria, há porém um problema sério :
Você não pode pedir renovação deste tipo de visto. Então, após os 90 dias, a pessoa terá que sair. Ela não poderá também pedir mudança de status (trocar de turista para qualquer outro tipo de visto). Ainda: você NÃO poderá estudar ou trabalhar com este tipo de visto.
8

Quanto tempo terei que esperar para pedir um novo visto, após ter o primeiro rejeitado?

Partindo da idéia de que na segunda vez você tratará de resolver o problema específico que poderá ter causado a rejeição, arriscaria dizer que uns seis meses é um período seguro. Você poderá tentar antes, no caso de ter uma situação especial do tipo: a sua empresa estará pagando um curso, a morte de um parente que vive nos EUA, vindo para estudar e já tem o I-20 e escola paga, etc. Mas, geralmente, voltar a solicitar um visto num prazo inferior a 6 (seis meses), é quase certo que o mesmo será negado novamente.

9

Se meu filho nascer nos EUA, eu posso ficar morando aqui nos Estados Unidos?

Nao. Apos o vencimento de seu visto voce tera que voltar para o seu pais de origem, podendo levar a crianca. Quando a crianca completar 18 anos, ela podera decidir vir morar aqui, caso voce tenha optado por dupla cidadania para a crianca (brasileira e Américana). Nessa epoca, a crianca podera lhe chamar para voce vir morar aqui, num processo que leva de 2 a 4 anos. Voce nao tera assistencia do governo para da a luz, e sendo pega ilegalmente em um hospital publico, a probabilidade de ser deportada eh quase de 100%. Recomendo que tenha um bom seguro de saude, para ser atendidade em um hospital particular, onde o risco de deportacao eh bem menor.

10

Como tirar Social Securitysendo turista?

Nao tira... A lei esta cada vez mais dificil, e agora turista realmente nao tira mais Social Securit. O que voce pode ter eh uma carta do Social Securit, dizendo que voce esta isendo do numero (para tirar carteira de motorista, para alugar apartamento, para abrir conta em banco), ou um numero do imposto de renda, para poder declarar renda financeira nos eua (aplicacao em bancos, bolsa de valores, etc), mas SS de verdade, para turista, esta virando bicho estinto

11

Tive meu visto negado no consulado. O que fazer?

O melhor eh esperar uns 6 meses ate pedir um novo. E veja na pergunta 5 o que levar, para melhorar tuas changes de conseguir um visto. E lembre-se, NAO minta dizendo que 'nunca tive o visto negado' quando for pedir da proxima vez.

12 Quais sao as perguntas mais comuns na entrevista do consulado?
Experiencias pessoais de leitores:
Caso 1 - Posso dizer que eu dei bastante sorte ao solicitar o visto, pois a menina somente fez estas perguntas.
- Há quantos anos trabalha na empresa tal? R- Seis.
- É casado? R-sim.
- Já viajou ao exterior alguma vez? R- Não.
- É formado? R-sim
- Possui carro? R- sim.
- Ano e modelo? R- Modelo Tal e ano tal.
e só, mandou voltar no outro dia para pegar o passaporte. E não me mandou para o cônsul.
Caso 2 - estive hoje pela manhã no consulado para pegar o visto como turista. Fui normal de terno e gravata e levei todos meus documentos, carteira de trabalho, 3 ult.contra cheques conforme as dicas que peguei aqui 9extrato bancário) etc. Passei no guichê e ele perguntou: aonde vai ? Nova York. Ficar quanto tempo ? Uma semana. sua esposa e filha vão ? Não. Há quanto tempo trabalha nesta empresa? 1 ano. Qual seu emprego anterior e quanto empo ficou ? Respondi qual era a empresa e que havia ficado por 3 anos. Tudo bem entyão 9aasim ele disse). Passe no guichê, pague a taxa de entrega de 17,00 e receberá seu passaporte em casa. PERGUNTA: Não me pediu documento de comprovação nenhuma, embora ele viu que eu tinha todos, não me pediu extrato nem nada. Será que foi positivo ? Quando é negativo eles devolvem o passaporte na hora ? Em caso de dúvida ele não me encaminharia para entrevista ? Agora terei que aguardar por 3 dias. quando chegar eu informo.
CONSEGUI MEU VISTO!!!!!
Prezado Elton, estou te escrevendo mais é para contar como foi. segui todos os conselhos do site IMIGRAR.COM levei 3 últimos contra-cheques, carteira de trabalho, carta que estava com férias vencidas, e tudo mais o que tinha direito. Me vestí bem alinhado de terno e gravata e fui para o consulado chegando lá a fila quase dava volta no quarteirão (18/12/00). Quando eo cheguei na portaria a mulher em vez de me encaminhar direto para a fila de entrevista (que era enorme), me encaminho para um dos 3 guichês que têm na entrada. Assim que abri ele me chamou, pediu o passaporte e fez as seguintes perguntas que segue junto com as resposta:
1. Há quanto tempo trabalha nesta empresa declarada? R.Um ano quer o comprovante ? (ele não quis).
2. Para aonde vai / R. Nova Iorque
3. Aonde trabalhou antes desta empresa e quanto tempo ficou lá ? R--> trabalhei na Füller do RS e fiquei lá por 3 anos.

após isso ele pediu para eu preenchesse o formulário que ele me deu e pagasse uma taxa de entrega de R$ 17,00 que o meu passaporte chegaria em casa em até 3 dias. Fui embora sem mostrar nenhum comprovante e hoje (20/12) o meu passaporte chegou em casa com um visto B2.
espero que tenha ajudado em algo.

Ola Elton...vc pediu para que falassemos sobre as perguntas que fazem quando tiramos vistos, no meu caso foi assim:
.Fiz tudo sem despachante, fiz a inscriçao por telefone e paguei a taxa no banco...
.Fui ate la ( consulado em sao paulo) na data marcada, fiquei na fila onde existem pessoas que ja conseguem o visto ali mesmo, mas chegando no guiche a moça pegou aquela ficha e me perguntou se eu estava indo sozinha eu disse que sim ai ja sabe ne, ela me mandou para a entrevista ( no mesmo dia )onde tem outra fila...
. O rapaz desse outro guiche simplismente so me perguntou se eu trabalhava ( eu disse sim ), há quanto tempo eu trabalhava ( 1 ano ) se era um pacote ( eu disse sim ) , para onde ( eu disse Orlando , 13 dias ) e nao me pediu mais absolutamente nada... e mandou voltar para pegar meu passaporte com o visto numa quinta-feira...
Mas na verdade estava indo pra Los Angeles passar um mes na casa de amigos...
Mas mesmo assim levei a carta da agencia ( stella Barros), cartao de credito, conta de tel., carta do meu chefe e carteira de trabalho...mas sei la acho que tive sorte pq nao me foi pedido nada e detalhe eu nem declaro renda pq nem ganho pra isso... a unica coisa que ele viu foi o passaporte e aquela ficha preenchida...
eu acredito que se eu tivesse dito a verdade nao conseguiria o visto, pq enquanto eu estava na fila muitas pessoas estavam tendo seus vistos negados e fora aquelas que ja estavam la pela 3 vez...
Enfim consegui meu visto por 10 anos ( turista) e ja fui 3 vezes para a California... tirei meu visto em 1998 e estava com 25 anos...( mas nunca fico mais de 1 mes ).
O Criterio usado nos consulados so Deus sabe...acho que vc deve contar muito com a sorte!!
Ola Elton, fica minha experiencia de tentar o visto muito decepcionante.

Estive no consulado de entrevista marcada dia 26 de dezembro, meu noivo vai tirar ferias em fevereiro , pensamos visitar uma amiga que vive em New York,
tiramos os passaportes separados pois temos horarios disponiveis diferentes e como o passaporte dele saiu primeiro , ele marcou a tao famosa entrevista
e foi ao visto, nao demorou quinze minutos, nem chegou ir pra a entrevista, como ele j;á contou a voces, nos griches de encaminhamento ele já foi indicado a pagar os 17,00 e esperou o passaporte em casa , nao pediram nem pra olhar nenhum dos documentos que ele havia levado, se contentaram com meia duzia de respostas simples ( que já constava no formulario).

Devido a experiencia de meu noivo ( viu o tanto de gente que havia naquelke consulado) chequei as 5 da manha na fila ( fiquei perplexa ao ver uma pequena fila , com pessoas vendendo lugares ) inclusive tinha uma senhora destas que vendiam lugares) que dizia estar acoradda desde as duas da manha ali ...

Ao entrar direto no quiche da direita , onde foram feitas perguntas básicas, nao tive a mesma "sorte" mandaram que eu continuasse a entrevista lá dentro pegando a outra fila, fui atendida as 10 e 30 da manha ( depois de longas 5 horas de espera) minha entevista nao demorou 5 minutos, o vice consul pegou meu formulario e passsaporte perguntou o que eu fazia aqui, ( um senhor
muito mal humorado, de oculos na ponta do nariz) eu disse... sou comerciante, mostrei os documentos que eu tinha , ele disse vc é muito fraquinha... o que me prova que vc esta bem finaceiramente? eu disse tenho
um estrato bancario, meu contrato social , ele replicou istyo nao prova nada...
eu disse: eu tenho esta loja a 10 anos, tenho carro telefones, ele disse: carro a gente vende, ele disse: o que me prova que vc vai para lá e volta?
me deu uma cartinha onde explicava as leis Américanas ( que todo estranqgeiro é um imigrante em potencial e etc e tal) que meu visto nao poderia ser concedido por falta de documentos ... a carta dizia que se eu
quizesse tentar uma nova entrevista era pra preencher novo formulario , nova taxa e agendar de novo com mais documentos, enfim..ele carimbou meu passaporte , levantou me deu as costas e saiu...
sai de lá decepcionada com a falta de educacao , por eles nao deixarem eu falar, nem mostrar quem ia custear as passagens , nem chequei mostrar a
carta... quando eu disse : eu tenho uma carta. ele me interrompeu... carta?
carta qualquer um faz...
realmente fiquei sem acao, literalmente de queixos caidos por toda esta petulancia...

progamaremos nossas ferias pra outro lugar.

Ate mais,
vania

Relato de um colega.

Ele foi para a entrevista, 29/12/00 chegou as 8:15 tinha 186 pessoas na sua frente foi chamado as 15:00.
A entrevistadora pegou todos os seus papéis e analisou, fez as peguntas:
P: Porque vc que ir par os EUA?
R: Fazer reuniões pela minha empresa, em uma nova filial que iremos abrir em Atalanta/Georgia.
P: Quanto tempo pretende ficar?
R: o tempo necessário para fazer as reuniões que preciso para a abertura da empresa, acho que uma semana.
P: Então 3 meses para vc está bom? Já que só ira ter que fazer estas reuniões e não precisará mais voltar.
R: Então está bem.
Ele deu esta resposta pois as pessoa que estavam em sua frente que saíram da entrevista nenhuma havia conseguido o visto.

E ela carimbou o passaporte com visto de negócios somente para três meses, mandou ele se dirigir ao guiche pagar taxa de R$ 22.00, e disse que o passaporte chegaria pelo correio.

OBS: Sua documentação estava toda em ordem, renda boa aprox: R$ 4000.00, carta da empresa confirmado as reuniões que teria. Tudo OK.

Oi ELton, estou escrevendo pra contar como consegui meu visto e quem sabe contribuir um pouco com o pessoal que ainda não o obteve. Há algum tempo atrás eu escrevi para esse site fazendo algumas perguntas sobre o visto e as dicas foram muito úteis. Bom, eu tenho 24 anos e não tenho carteira de trabalho assinada, portanto foi 2X mais problemático conseguir esse bendito visto. Agendei o dia pelo telefone e lá fui eu com toda a papelada que consegui reunir. Aconselho as pessoas a chegarem cedo, entre 6 e 6:30 da manha é um bom horário, dá pra pegar um bom lugar. Mas o que não falta é gente vendendo lugar na fila, dá pra comprar um por cerca de R$ 20. Bom, uma coisa eu devo dizer logo de cara: na parte do formulário onde diz pra vc colocar um endereço onde vc vá ficar nos EUA é melhor não colocar nada, pq eu coloquei o endereço de um amigo que mora em LA e só me deu problemas. Se tiverem uma reserva coloquem o endereço do hotel, senão é melhor não colocar nada. No primeiro guichê o senhor que me atendeu não quis ver nenhum dos meus documentos, só me perguntou a minha idade e de quem era aquele endereço que eu tinha colocado ali. Eu disse que era de um amigo do meu pai e ele me perguntou quantos anos ele tinha. Eu disse que uns 50 e poucos, perguntou o nome dele, eu disse, mas o cara na realidade tem 26 anos e é amigo meu, nào do meu pai. Bom, ele me mandou pra outra entrevista. Não fiquem assustados se forem pra outra entrevista, pq 80% das pessoas que estavam ali foram e a amioria saiu dessa segunda entrevista com o visto. Na segunda entrevista sim, olharam toda a minha documentação e me fizeram várias perguntas. Não foi fácil. Eu tinha uma carta do escritório onde trabalho dizendo que estava saindo de férias, uma carta do meu pai dizendo que a viagem era um presente de formatura que ele estava me dando e que as despesas correriam por conta dele e todos os comprovantes de renda possíveis. Mas acho que o que fez eles me darem o visto foi a minha OAB. Eu tenho uma OAB de estagiária, mas estou fazendo o exame pra tirar a definitiva e levei inclusive a carta de convocação pra segunda fase da prova. Ela me perguntou umas 3X sobre a prova da OAB, que dia era, pediu pra explicar de novo e tal. Eu expliquei tudo o que ela pediu com calma. Me perguntou de quem era o endereço, eu disse que era de um casal amigo dos meus pais. Eu disse que pretendia ficar 1 mês nos EUA e ela perguntou em tom irônico se eu ia ficar todo esse tempo na casa dos amigos do meu pai. Eu disse que não, que ia viajar e que aquele endereço era mais uma referência. Ela reparou até no IR do meu pai que alguém estudando na Cultura Inglesa e me perguntou se era eu. Eu não sabia o que responder, se isso ia ajudar ou atrapalhar, por via das dúvidas disse a verdade, que eu já tinha estudado, mas não estudava mais e que agora a minha irmã estudava. Aí ela foi lá pro fundo e demorou um tempão pra voltar. Fiquei esperando e fui ficando nervosa, pq realmente tava demorando. Quando ela chegou me perguntou de novo quanto tempo eu ia ficar e o dia da minha prova da OAB. Eu respondi tudo de novo, ela carimbou o papel e me disse pra pagar uma taxa e receber meu passaporte em casa. O passaporte chegou em 2 dias úteis, com visto B2. O que posso dizer a todos é que falem o menos possível e respondam objetivamente o que eles perguntarem. Eles não são mal educados, são apenas secos e diretos, então acho que a melhor coisa é tratá-los de igual pra igual. Ah, e nem adianta ir lá sem um comprovante de renda que vc nem vai pra entrevista. Quanto ao tempo pra pedir o visto de novo se tiver sido negado uma vez, acho que não precisa esperar tanto se seu problema foi falta de documentação. Vi na fila 3 pessoas que estavam tentando o visto pela segunda vez em menos de 2 meses e conseguiram. E foi isso, espero ter ajudado.
Bom minha experiencia nao foi das melhores, cheguei as 5:15 da manha, e peguei uma fila pequena, com 18 pessoas pela frente, assim q fui chegando varias pessoas me abordaram querendo vender lugares na fila, dependendo do lugar varia entre R$30 a R$10, mas preferi ficar no final da fila mesmo, la pelas 7:30 comecaram a atender o pessoal, qnd vc chega la para a entrevista, eles te deixam esperando um tempao ate q liberam a entrada para uma sala, somente 30 pessoas de cada vez, assim fui... entrei com sentei e aguardei, logo q sentei escutei um pessoal reclamando de uma das pessoas q entrevistam, e uma mulher, aparentemente normal, comecaram a entrar as pessoas para a entrevista, e logo descobri o motivo das reclamacoes a mulher era cruel, ninguem conseguiu o visto com ela, bom chegou minha vez, entrei ela perguntou, vc trabalha? respondi trabalho, ela continuou olhando pro formulario e perguntou vc estuda? respondi estudo, ela perguntou se eu tinha algum bem em meu nome, eu disse q nao, em seguida pediu a declaracao do imposto do meu pai, passou o olho por cima e disse, infelismente nesse momento vc nao podera viajar para os estados unidos, e carimbou meu passaporte me entregou, sai de la meio chateado pois acreditava q com os docs q eu tinha levado meu visto sairia sem problemas, infelizmente nao e tao simples qnt parece pelo menos pra mim, ja comprei as passagens reserva de hotel tudo, e o visto nao saiu, mas eu tenho dupla cidadania portuguesa/brasileira com o portugues eu nao terei problemas eu entrar nos eua. Para aqueles q estao vindo tentar a sorte do visto em SP nao queiram passar por essa mulher se derem o azar de cair com ela, corram para o banheiro, e fiquem la por um tempinho e rezem para q na segunda tentativa vcs caiam com outra pessoa... prq se vc entrar para a entrevista com ela meu amigo, se prepare para voltar em 6 meses.
Tudo começa com três questões: Provar que tenho que voltar? Provar que tenho condições para me sustentar nestas férias considerando U$100,00 diários? Provar que terei condições para me sustentar quando voltar? Quando cheguei em Brasilia fui uns dos primeiros a chegar na fila, isso parece o de menos, mas para a minha sorte consegui escapar de uma mulher que costuma reprovar todos os vistos (Japonesa) Quando chegou a minha vez o consul perguntou se eu trabalhava? R. que sim há mais de 6 anos na mesma empresa. Se morava com meus pais? R. sim. O que eles fazim? R. minha mãe é aposentada como professora e meu pai é comerciante. Qual o comercio? R. Posto de Gasolina. Tem carro? R. Sim, um gol 97. Voce estuda? R. Sim, Administração de Empresas Qual o ano em que está estudando? R. quarto ano pretendo me formar este ano. Após esta última pergunta ele olhou no passaporte e pediu para passar no outro dia afim de pegar o visto. Destas respostar nem todas são verdadeira o que é importante é deixar bem claro que voce esta indo de férias e tem condições para se sustenta.
Experiência de entrevista.
A minha experiência, foi muito boa.
Marquei por telefone a minha entrevista para 8 horas da manha, uma semana depois da ligação.
Cheguei às 7 horas e devia ter umas 30 pessoas na minha frente.Entrei, conferi o formulário e foi me dado uma senha para a temida entrevista. Posso dizer que foi tudo muito rápido.
Quando cheguei na sala de espera para falar com o Cônsul, vi que tinha 4 guichês e que tinha uma mulher, bonita,loira,uns 35 anos, que não perdoava ninguém,algumas pessoas que a vi entrevistando, não conseguiram o visto e tinha um senhor barbudo que debochava das pessoas que não levavam os documentos corretos.
Para minha sorte, ficou vago o guichê que tinha um homem(uns 45 anos), que começou a entrevista olhando a minha roupa(fui de calça preta e camisa social).
Ele pegou o formulário e me fez as seguintes perguntas :
VC TRABALHA ? R: NÃO
VC MORA COM SEUS PAIS ? R: SIM
QUEM VAI PAGAR SUA VIAGEM ? R: MEU PAI.
CADÊ O IMPOSTO DE RENDA DELE ? R: EU TROUXE UMA CARTA DA EMPRESA Q ELE TRABALHA. Ele pediu a carta e viu que meu pai trabalhava há 10 anos e ganhava +ou- R$5000,00.
VAI PRA ONDE ? R: ORLANDO
VC ESTUDA ? R : SIM. FAÇO FACULDADE. Entreguei meu histórico escolar,estou no 5o período de Engenharia. Ele viu minhas notas e viu que em Física2 passei com 7 e em Física3 passei com 10.Disse não acreditar como é possível. Daí ele escreveu uma fórmula num papel e perguntou se eu conhecia. Respondi que sim. Ele fez as mesmas perguntas novamente e disse :
OK, PASSE DAQUI A 2 DIAS PARA PEGAR SEU PASSAPORTE.
CONCLUSAO:
Levei todos os documentos imagináveis e ele viu apenas a carta da empresa do meu pai e meu histórico escolar e me fez perguntas que já constavam no formulário.
Foram 5 minutos de entrevista(no máximo). (Eles são frios e secos e os tratei da mesma forma.
É importante não se mostrar inferior a eles. Seja objetivo, só responda o q t perguntarem e não invente história) . E hoje, dia 06/09/2002 peguei meu passaporte com 1 ano d visto. Espero ter ajudado. Obrigado.
André Mocota Leite
13

Quais sao as perguntas mais comuns na chegada do aeroporto?

Qual o proposito de sua visita?, Onde voce ira ficar? Como ira viajar? Se conhece alguem nos EUA? Quando voce vai voltar? E sao feitas em ingles. Alguns aeroportos tem pessoas que falam espanhol.

14

O INS possue algum banco de dados com as entradas de todas as pessoas que alguma vez visitaram os EUA?

Nao. Existe arquivo somente com pedido de Green Card e com pedidos de H-1B.

15

Por que leva tanto tempo para sair um visto 2A de familia? Seu esposa de um 'permanent resident' e ate agora estou esperando por quase 4 anos. Quanto mais ate eu conseguir meu Green Card. Estou dentro dos EUA. Isso atrapalha?

A categoria 2A da no maximo 88.000 Green Cards para esposas e filhos menores a cada ano. Porem a demanda desse tipo de visto excede 400.000, ocasionando uma demora de mais de 4 anos e meio para cada visto. Para agilizar o processo, seria interessante voce aplicar para naturalização.

16

Sou um F-1 estudante aqui nos EUA. Posso aplicar para o Visa Lottery?

Sim.

Para obter mais respostas de duvidas sobre o visto,
visite nosso fórum.
La voce vai ter milhares de leitores que tem experiencia em visto Américano prontos para responder.

.