Mia, eu acredito que voce possa continuar sua contribuicao no Brasil como autonoma sim e isso nao implicaria em nenhum tipo de desfavorecimento com o governo americano. Ha' muitos que recebem suas pensoes de outros paises aqui nos EUA, aonde residem. Eu nao sei porem como isso e' tramitado no Brasil.
Aqui nos EUA somente algumas profissoes permitem aposentadoria por tempo de servico. A maioria dos casos de aposentadoria e' sempre por idade. Quanto mais cedo voce se aposentar - e acredito que a idade minima seja 62 anos - menos recebera' do Social Security. O valor da aposentadoria e' baseado no total das contribuicoes, portanto a consequencia de voce entrar no mercado de trablaho aqui com 35 anos sera' que voce tera' em media 30 anos de contribuicoes - ao aposentar-se com 65 anos, por exemplo - e o valor da tua aposentadoria vai depender do total das contribuicoes ate' o momento da tua aposentadoria. Voce devera' receber o extrato do SS anualmente aonde voce podera' ver o ttoal das contribuicoes e tambem uma projecao e estimativa do valor da tua aposentadoria, para te dar uma ideia.
Quanto a contribuicao autonoma, voce poderia contribuir para o SS mas acredito que teria que legalmente abrir uma empresa para tanto.
Minha sugestao - e nao sou advogado nem conselheiro financeiro - seria para que voce consultasse um CPA independente para que voce possa fazer um plano de aposentadoria individual com base em suas habilidades. Se voce trabalha em uma empresa, provavelmente tera' oportunidade de contribuir para um plano 401K que e' a versao independente do FGTS do Brasil. Alem disso voce tem a opcao de abrir uma conta IRA e contribuir com fundos tributaveis na fonte ou pos-tributaveis - IRA ou ROTH IRA. Se voces tem filhos, podem abrir uma conta de poupanca exclusiva para o fundo de estudos superior dos fihos, sem tributacao.
Ou seja, na minhna opniao, nao ha' nenhuma vantagem em voce aumentar as contribuicoes para o SS pois voce nao tem controle sobre a maneira como esse dinheiro e' investido.
No plano 401K voce pode contribuir ate' 15% da tua renda bruta e muito empregadores contribuem ate' 6% ou 10% adicionalmente para esse fundo. Dependendo da empresa para a qual voce trabalhe, esses 6% ou 10% sao seus depois de 5 anos de trabalho. Dependendo da administradora do fundo voce tem opcoes de como investir esse dinheiro.
Nos fundos IRA - Roth ou nao - voce controla em 100% como quer investir os fundos, seja no mercado de acoes, financeiro ou uma combinacao dos dois e varios outros fundos.
No fim das contas, um CPA pode te aconselhar a melhor maneira de investir com base na tua idade, renda e planos para o futuro. O mais importante porem e' que um contador pode fazer uma analise completa da tua renda, juntamente com a do teu marido para que voces escolham os planos e valores que proporcionem o maximo em deducoes de impostos.
Os planos de aposentadoria independente administrados por MetLife, ING, Charles Shcwab, Prudential, Ameritrade, Aflac e tantos outros oferecem servico de consultoria mas lembre-se que os consultores deles trabalham para eles e nao necessariamente para voce. Na minha opiniao o indicado seria que voce procurasse um consultor independente.
O unico conselho que eu posso te dar neste assunto e' que se voce abrir qualquer tipo de fundo de investimento privado com qualquer companhia, jamais entregue dinheiro ou transfira fundos para a conta de nenhum individuo que nao seja a sua conta. Ha' milhares de golpes e fraudes dados por esses consultores com pesosas que caem no conto do plano para ficar rico rapida e facilmente, ou que entregam seu dinheiro na mao de uma pessoa para numa mais ve-los. Todos os fundos de investimento oferecem maneira eletronica para qeu voce mesma transfira dinheiro de sua conta bancaria para sua conta de investimento, sem que esses fundos tenham que passar pelas maos ou pelas contas de intermediarios.
De uma pesquisada na internet para que voce possa informar-se sobre os diferentes planos, os riscos associados a cada um, e para informar-se sobre as cias que os oferecem para que ao procurar ajuda voce possa melhor discutir seus planos com um consultor.
No principio e' meio complicado mais quanto mais voce se informar mais claro a coisa toda fica.