Oi, Selma... Oi, Meninas...

Depois de meses, finalmente abri minha conta no Citibank e queria passar para os interessados as informações que recebi de minha gerente.

1- O Citibank abre contas por indicações ou casos específicos. Eles aprovaram minha conta por ser pensão federal (no valor mínimo exigido por eles) e porque pretendo morar nos States e movimentar minha pensão por lá.

2- Depois de muito pesquisar e ler na web, decidi que "no credit card" é a opção que melhor se encaixa pra mim, pois quero o mínimo de "taxas" e outras despesas - já bastam o IOF (0,38%) e o "exchange currency rate" do dia em que eu for sacar meu money no caixa, com o Debit card

3- Se eu usar o Debit card em uma de suas agências Citibank ou ATM máquinas, não vou pagar qualquer taxa pela operação de saque, mas vou pagar IOF e currency exchange rate sobre o valor sacado (0,38% sobre o total sacado pelo dolar comercial). O Debit card é aceito por muitas lojas para compras à vista.

4- Desvantagens do Credit card:
1.Pagamento de anuidade mínima de 3xUS$50 para o stardard (nenhum benefício além de compras e saques);
2.Pagamento de 6,38% (IOF + operação em moeda extrangeira) + exchange currecy rate (both over the cashed amount) + R$ 12,00 por cash ou compra.

5- Valor da cotação para cliente é um pouquinho menor do que para não cliente na conversão do real para o dólar.

6- O limite de saque diário (no exterior) é combinado entre o cliente e o seu gerente - importante ser feito antes de deixar o Brasil.

7- Nenhum banco no Brasil envia ordem de pagamento sem assinatura do titular da conta, por se tratar de uma operação de câmbio. Portanto, não é possível transferir dinheiro de sua conta no Citibank brasileiro para qualquer outro banco fora do Brasil.

SOLUÇÃO: Saque a quantia desejada em uma agência do Citibank e deposite no banco americano de sua preferência.

IMPORTANTE:
* A menor tarifa de manutenção de conta no Citibank é R$ 20,25/ao mês - para o "Pacote Pradronizado de Serviços Prioritários e Essenciais" (de acordo com o Banco Central do Brasil).
Por isto, converse com seu gerente para ficar bem informado sobre o que isto significa.

Bem, pessoal. Aqui tem um resumo do que eu entendi. Não é informação oficial. Apenas uma idéia de como pode ser...

Escolhi este banco, apesar da tarifa de manutenção de conta, porque não vou ter quem envie pra mim todos os meses por WUnion - e o valor total da anuidade ainda sai menor do que o que pagaria pelo envio.

Aceito sugestões, e sugiro outros relatos aqui, para ajudarmos a quem se encaixa em nosso perfil de pensionistas, para que possamos continuar nos ajudando mutuamente.

Fiz meu primeiro depósito e transferi para poupança, pois sabemos que é a única aplicação sobre a qual não incide o imposto de renda. Espero ter um bom relacionamento com este banco.

Agente continua se falando wink

Editado por azalea (02/19/12 06:05 PM)