Minha entrevista foi hoje!
Muito mais tranquilo do que eu achava, achei que procurar em fóruns e sites ia me ajudar a ficar mais calmo, ajudar e tudo mais. Me enganei, acabei ficando mais nervoso com isso. A explicação é fácil.
É mais fácil achar pessoas falando sobre vistos negados, pois elas ficam indignadas e querem um desfecho para algo que deu errado. Elas querem saber o porque, como, e tudo mais.
Já as pessoas que tiveram o visto aprovado estão bem, no máximo falam que foi aprovado, mas normalmente não contam muita história.
Minha dica para quem está nervoso: Não fique como eu, procurando experiências boas com a entrevista, precisa de ajuda? pergunte. Mas você vai achar por ai mais experiências de vistos negados que aprovados.
Minha entrevista estava marcada para as 8:00 na embaixada americana em Brasília.
A fila de 7:30 estava gigantesca, me arrependi de num ter marcado nesse horário. Pois mesmo se você chegar exatamente 7:30 e for o último da fila, ainda vai antes do pessoal de 8:00.
1) Primeira fila pedem identidade para conferir o agendamento.
2) Segunda fila é para o detector de metais. Lembrem-se: Não pode celular ou qualquer aparelho eletrônico. Nem mochila. E se não pagou a taxa do Citibank, tem um lá, mas é em DINHEIRO.
3) Terceira fila é para outro detector agora na portaria da embaixada (até agora estamos do lado de fora)
4) Entrando na embaixada, tem mais uma quarta fila. Quem pagou a taxa vai para uma fila, quem não pagou vai para o citibank.
5) Essa foi a fila que mais demorou. Porque? As pessoas não estão com todos os documentos ou não preenchem direito!!! A moça do balcão repitiu inúmeras vezes:
"TODOS os campos devem estar preenchidos, se não tiver resposta, coloque "não se aplica" Traga em mãos: Foto 5x5/5x7, Comprovante de pagamento de taxa, formulário 156+157 ou 160, passaporte, e imposto de renda."
6) Pronto, depois eles levam seu passaporte, ir, foto, comprovante, e te dão uma senha.
7) Agora é só esperar dar a primeira chamada, onde você tira a impressão digital, é rapidão, super gente boa o cara, falava espanhol ;p
8) E aí é que o bicho pega. Só faltava o último passo: a entrevista. Fiquei super apreensivo, tinha até ensaiado as respostas (só um pouco nervoso). E eu via pessoas que estavam na minha frente fazendo entrevista, e as que estavam atrás também, e nada de me chamarem. A senha não é na ordem, então você fica meio que perdido, só olha pelas pessoas mesmo. Eu via que no guicê 5, tinha um cara meio mau encarado, de cara fechada. No 4 tinha um rapaz de barba engraçada, não parecia muito gente boa, mas sei lá. E no guicê 3 tinha uma moça gordinha que aprecia super gente boa!
9) E eu morrendo de medo de aparecer guichê 5 na minha vez. Tenso tenso tenso e... 3! Beleza! Me dirigi até o guicê passando por obstáculos (estava lotado o lugar) e falei bom dia. Como eu imaginava, super gente boa. Eu tinha uma pasta gorda de documentos de vínculos. Segue a entrevista:
C: Bom dia!
R: Bom dia ;D
C: Você é fulano?
R: Sim, eu mesmo.
C: Com quem você mora?
R: Com a minha mãe.
C: E ela faz o que?
R: Ela é funcionária pública, procuradora federal.
C: E seu pai mora aonde?
R: Aqui em Brasília, na Asa Norte.
C: E ele faz o que?
R: É funcionário público também, trabalha no Ministério da Saúde.
C: Okay, seu visto foi aprovado! Não esqueça do SEDEX!
SURTEI! Mentira, só por dentro. Paguei o Sedex feliz, e sai. Demorei mais e 3 horas lá dentro. E essa foi minha esperiência. Muuuuito mais tranquilo do que achava. Valeu a todos por responderem minhas perguntas!