Vou relatar a minha experiencia:
- Timeline:
9 Jan 2006: GC
10 Nov 2008: USCIS recebeu meu N400 application
3 Dec 2008: Fingerprints
18 Fev 2009: Entrevista & Teste
28 Mar 2009: Recebi a carta do Oath Ceremony
24 Apr 2009: Oath Ceremony
11 Mai 2009: eu recebi a comprovacao/oficializacao do meu nome mudado (* aquela historia do meu sobrenome virar nome do meio)
- Entrevista e Teste:Estamos na sala de espera e tinhamos combinado que meu marido (Ray) ficaria com nosso filho na cafeteria (mesmo andar perto da sala de espera). A oficial me chamou, falei 'yes', e ela falou vc (meu filho) e vc (Ray) tab, eu preciso de vcs tres. Ele ficou petrificado na cadeira de espera hehe!! Nao esperava ser chamado!. Chegamos na sala dela, antes de nada, fez cada 1 de nos 2 levantarmos a mao direita e jurar falar a verdade. Eles gravam a entrevista.
Bom, ela foi perguntando seguindo o form N400. (*) Na parte de troca de nome foi meio esquisito... No meu GC so estava nome e sobrenome (NAO tinha inicial do meio como em outros cartoes que eu tenho!). Entao, ela me perguntou umas 3x vc quer trocar de nome? Falei nao, mas ela estava insistindo e o Ray perguntou o que ela tem que fazer? Onde? Precisa mudar o SSN/DL/etc?? Ela falou nao. Ela falou faz aqui mesmo, agora e ela qdo ela explicou, eu mudei de ideia. Na verdade eles NAO 'aceitam' sobrenome (solteira) virar nome do meio e, p/ eu dizer que eu quero q. seja o nome do meio, PRECISEI assinar um formulario dizendo que o meu sobrenome virou nome do meio. (E' coisa do USCIS p/ formalizar o sobrenome que virou nome).
Perguntou tab se eu me associei depois de aplicar N400? etc
Ela me perguntou se eu servi de jurada corte, olhei pro Ray e demorei alguns segundo para responder e quando fui falar "sim e nao" ela mudou a pergunta para 'Vc recebeu a carta de 'jury duty?', falei 'yes; Vc foi la na corte?, falei "yes"; e expliquei que eu fui la' e fiquei esperando, esperando junto com os outros, mas eu nunca sentei naquela cadeira de jurada, nunca fui questionada, etc; dai' ela passou para o topico seguinte e nao perguntou mais nada de 'jury duty'. (Nota: Eu fui chamada p/ ser jurada, e tive a esperanca de nao precisar ir, pois Ray nunca teve que ir (Vc liga na noite anterior se e' chamado ou nao) e eu tive o azar de ter que ir. Acabei nao sendo chamado la dentro da corte, mas tive que ir e esperar junto com outros +/- 50 chamados. Na carta fala que se eu nao fosse na corte, eu poderia ser presa/ter multa/"contempt of court").
Ela tab me perguntou umas 3-5 coisas sobre se apos 'take the Oath' se eu vou ir pra guerra se precisar, usar arma de fogo se precisar, etc (esta na parte de Oath final do N400: aquela parte e' bom saber tab.)
Ela tirou copias do GC,conta bancaria, car insurance, 2 electric bills, 1 letter with our names, 7 fotografias com a familia do-re-mi incluindo 1 que o meu filho esta sozinho. DL do Ray.
Perguntas que eu lembrei dias depois #: 5; 26; 47; 59; 63; 88
Reading (Question): Who was Abraham Lincoln?
Dictation/writing (Answer): Abraham Lincoln was the president during the Civil War.
Eu levei uns brinquedos na mochilinha dele, mas ele quis brincar com uma caneta com elastico e luva de boxe na ponta que o meu filho comecou a girar no meio do meu teste e ele estava indo em direcao da oficial, que o Ray comecou a suar frio e segura-lo (fiquei sabendo depois!) pq aquele negocio estava ficando que nem helice de helicoptero levantando voo chegando perto dela.
Entrevista durou no maximo 15 min: o que demorou mais foi a historia do sobrenome.
Eu fiquei tao nervosa na hora, que depois da entrevista/teste a oficial falou "you passed" mas eu nem ouvi, e o Ray me deu um abraco e falou: you passed, congratulations (mas nao me convenceu e nem mesmo ela dando um papel com instrucoes sobre o processo entre eu ter passado e o Oath nao adiantou). Eu fui realmente acreditar depois do Oath quando o Ray nos levou p/ a praia naquela tarde (+ de 12 hr de carro) p/ celebrar. Levou tanto tempo p/ eu conseguir, que nem acreditei na hora (I didn't believe my mind!).
Depois que a gente saiu da sala, Ray falou "ela e' deusa aqui": tem toda autoridade maior que juiz de corte/FBI/CIA/todos".
Obs.:
Eu fiz a minha papelada com a advogada porque fiquei insegura especialmente na questao do "jury duty" (Na epoca que eu recebi a carta, nao tinha nem ideia de que nao podia, mas nao foi minha culpa que a courthouse pegou o meu nome SO' pelo meu DL); e meus amigos me falaram, nao vc nao podia ter ido p/ ser jurada, mas se eu nao fosse, eu poderia ser presa. Nao tenho nada contra a advogada, mas ela ficou me 'pentelhando' para ir comigo no USCIS(achamos que por causa da crise, poucos clientes), e todos os meus amigos falaram "NAO" unanimes. O Ray tocou neste assunto com a oficial e ela falou "se vc nao tem problemas (quis dizer: drogas/policia, etc.), vc nao precisa de advogado aqui". Meus amigos falaram se a pessoa leva advg, eles pensam "o que esta pessoa tem/o que esta escondendo?"
- Oath of Allegiance: Como moro no meio do nada, a cidade mais proxima que costuma receber/fazer o Oath Ceremony estava programada para esta data que foi a mais proxima depois de eu ter feito o teste. NAO precisei ir para USCIS p/ a cerimonia. Mais ou menos 96 pessoas foram naturalizadas, e eu fui a unica brasileira (Eles fizeram cada pais levantar da cadeira.).
- Sugestao minha p/ quem vai aplicar N400(3 anos apos ter GC):1) Leve o conjuge (E fique junto na sala de espera, se nao for chamado, "better be save than sorry")
2) Estude o US Civics
3) Fale sempre a verdade
Monica