|
0 Registered (),
13
Guests and
1
Spider online. |
|
Key:
Admin,
Global Mod,
Mod
|
|
|
#83195 - 06/09/09 04:44 PM
Trocar Visto J-1 por B-1 no Brasil
|
01 - So olhando
Loc: São Paulo
|
Em agosto vou fazer um intercâmbio nos USA, como parte do meu Doutorado, tudo financiado por um órgão federal americano. Foi-me enviado o DS-2019 e meu visto J-1 foi concedido sem nem problema. No entanto, a instituição americana que é meu “sponsor” recentemente entrou em contato comigo dizendo que eles estão tendo alguns problemas com o “U.S. Department of State's Exchange Visitor Program”, que permite que eles recebam pesquisadores sob o visto J-1. Diante de tal situação eles me orientaram que não fizessem nenhum novo movimento em relação a viagem, pois iriam analisar a situação, já que foi uma surpresa para eles que meu J-1 tivesse sido concedido. Hoje foi me informado que a licença do meu “sponsor” está vencida e não será renovada e eles tem medo que eu seja barrado ao tentar entrar nos USA , diante disso eles sugeriram que eu tirasse o visto B-1 ( pois minha atividades poderiam se encaixar nesta modalidade) que daria certo também, mesmo por uma estadia relativamente longa (seis meses) e que muitos brasileiros têm ido para lá desta forma. Bom gostaria de saber como devo proceder. Devo solicitar o visto B-1? Não terei problemas em estar solicitando outro tipo de visto referente a um período em já possuo visto? O fato do visto J-1 impedir novas solicitações de vistos durante dois anos pode me impedir de conseguir um novo visto? Agradeço às opiniões.
|
|
|
|
|
|
#83232 - 06/10/09 03:39 PM
Re: Trocar Visto J-1 por B-1 no Brasil
[Re: Elton]
|
01 - So olhando
|
vir com um B-1 para um programa de intercambio he ilegal. estranho a tua instituicao ter recomendado isso... he uma recomendacao ilegal e talvez por fazerem esse tipo de procedimento he que perderam a licenca para dar visto J... (ai, voce ja pode pensar se vale a pena voce estudar numa instituicao assim... eu procuraria outra). Na realidade eu confesso que fiquei bastante inseguro com a situação. Eles argumentaram que na verdade o que vou fazer é um treinamento e que este visto seria adequado também. O interessante é que não é um instituição vagabunda não, pelo contrário é bastante conceituada e infelizmente minha visita é indispensável.
|
|
|
|
|
|
#83242 - 06/11/09 08:51 AM
|
01 - So olhando
|
se he treinamento, ou he J ou he F... mas com certeza nao vai ser B... seria totalmente ilegal. agora quando aas qualidades da instituicao, o simples fato dela ter perdido o direito de emitir pedido de visto J ja me diz um bocado...  tem certeza que nao existe outra escola com as mesmas caracteristicas que voce esta procurando? Obrigado pela atenção, Talvez eu não tenha explicado a situação direito, a instituição que pretendo visitar não é uma escola e sim um museu. Eu estaria auxiliando esta instituição na identificação de um material e por ora aproveitando para olhar um material que usarei para meu Doutorado, que somente esta instituição possui. As atividades que desenvolveria lá em momento algum caracterizariam como atividades escolares. Sem sombra de dúvida o visto J seria o mais adequado para este tipo de atividade. Mas como mencionei a instituição tem recebido visitantes com visto B, dado que seu vinculo destes com a instituição não é estudantil. Daí o fato deles terem sugerido tal visto. A perca do certificado foi simplismente por não terem recebido nos últimos tempos um número suficiente de visitantes sob o visto J. Agora algumas dúvidas independente desta discusão, eu teria grandes problemas em solicitar outro tipo de visto no consulado, tendo sido me concedido um visto recentemente, mesmo que cancelado? Eles tem como verificar que o meu visto foi cancelado? Quando uma instituição perde seu certificado os vistos atrelados à ela são cancelados automaticamente ou eu é preciso que informe no dia da minha entrevista? Obrigado
|
|
|
|
|
|
#83362 - 06/16/09 02:40 PM
|
01 - So olhando
|
o consulado tem a informacao que teu visto J foi cancelado. voce pode vir como turista, assumindo que nao ira ter nenhuma remuneracao durante esse periodo de pesquisa, pago pelo museum. Fala Elton, Fui hoje ao consulado solicitar um novo visto. A entrevista foi um tanto curiosa se é que dá para chamar de entrevista. A consulesa queria entender o porque que eu estava solicitando outro visto para o mesmo período do anterior, que estava válido (sim não havia sido cancelado coisa nenhuma como haviam me informado). Eu contei da perda do certificado da instituição e expliquei que estava fazendo isso sob orientação do meu sponsor, pois eles estavam receosos em relação a imigração, quando ela percebeu que eu não tinha nada a ver com a trapalhada e nem estava agindo de má fé o clima se tornou bem ameno e ela disse eu posso ter dar um B1 se você quiser, mas não sei pra que, você não precisa de mais nada sua situação está ok (dando risada, com uma cara de "que situação hein"). Enfim paguei a taxa voltei lá e ela ainda me manda "bota este visto na conta do seu sponsor". Você tem dois vistos agora!!!!!! E dava risada. Bem como eu disse não houve entrevista nenhuma foi só essa situação cômica. Agora é esperar o passaporte chegar para ficar mais tranquilo e torcer para que tudo corra bem na imigração. Obrigado pela assitência, Abraço.
|
|
|
|
|
|
|
9474 Membros
58 Forums
12498 Topics
95474 Posts
Max Online: 55 @ 11/13/11 04:26 PM